Parque das Águas – São Lourenço – Minas Gerais – MG

São Lourenço é uma das estâncias hidrominerais do Brasil e faz parte do circuito das águas na serra da Mantiqueira, em Minas Gerais.
O parque das águas é amplo, aprazível, nos convida à contemplação sem melancolia. As fontes são bem sinalizadas e há informações sobre as propriedades medicinais e a composição mineral das águas que refrescam e restauram a energia para a caminhada.
Para experimentar os diversos tipos de água, você pode comprar canecas e garrafinhas, tradicionalmente vendidas junto aos portões de entrada.
Principal cartão-postal de São Lourenço, o Parque das Águas tem várias atrações espalhadas por uma área verde de 400 mil metros quadrados. Na parte antiga, repleta de bosque e jardins, ficam seis das sete fontes minerais; o balneário para banhos, massagens e terapias; o rinque de patinação e o imenso lago para passeios de pedalinho e caiaque.

Já a aérea nova, interligada à antiga por um túnel, é voltada para a prática de esportes. O espaço oferece quadras de peteca, de vôlei e de futebol de salão, além de pista de bicicross e aluguel de bicicletas. O Solarium, onde fica a ducha de água mineral e as espreguiçadeiras, é bastante concorrida nos dias de calor.

As sete fontes fazem a fama da cidade e oferecem águas ferruginosa, carbogasosa, sulfurosa, gasosa, alcalina, magnesiana e bicarbonatada. De acordo com os moradores, elas têm propriedades medicinais e curam anemias e úlceras. É recomendável, porém, não exagerar nas doses – algumas são laxantes e podem causar cólicas. O parque oferece ainda restaurante, lanchonetes e lojinhas de doces e souvenires.