Desenvolvimento pessoal e profissional: 7 dicas fundamentais

Desenvolvimento pessoal e profissional: 7 dicas fundamentais

O que você tem feito com foco no seu desenvolvimento pessoal e profissional? É muito importante buscar iniciativas que possibilitem o crescimento nesses dois sentidos.

Atingir o sucesso nos mais diversos campos tem tudo a ver com a nossa capacidade de trabalhar o desenvolvimento pessoal e profissional. Portanto, se você está nessa busca por evolução, vale a pena se ligar nas dicas que preparamos para esse post!

Confira sete iniciativas que vão ajudar você a se desenvolver no âmbito pessoal e profissional:

1. Comprometa-se com o aprendizado
O desenvolvimento pessoal e profissional começa com a busca constante por aprendizado
Qualquer tipo de desenvolvimento, tenha ele um caráter pessoal ou profissional, tende a ser mais consistente quando estamos comprometidos com o aprendizado. Se passamos a achar que sabemos demais sobre determinado assunto, é meio caminho andado para a estagnação.

Para evoluir, mantenha a sua mente alimentada com novas informações que sejam relevantes e coerentes com os objetivos perseguidos. Leia bastante, ouça podcasts, assista a vídeos e consuma conteúdos que enriqueçam e ampliem o seu repertório. Esse exercício diário é prazeroso e ajuda bastante na evolução pessoal e profissional.

2. Não se descuide em relação à saúde física
A saúde física é um dos pilares mais importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional
A ideia de desenvolvimento pessoal e profissional costuma ser associada a atividades mais voltadas ao lado intelectual. É evidente que são fundamentais, mas a dica é não se limitar a elas.

A saúde física é um pilar do desenvolvimento, pois limitamos o crescimento quando adoecemos ou quando estamos enfraquecidos. Pratique exercícios físicos de forma regular e busque superar os seus próprios limites – sempre com bom senso e de maneira saudável. Evoluir, pouco a pouco, nesse aspecto vai despertar em você a ideia de desenvolvimento, que tende a reverberar para todos os campos nos quais você busca crescer.

3. Estabeleça metas e não deixe que elas se percam
Trabalhe sempre com metas, elas ajudam a ter uma visão melhor do seu desenvolvimento
Uma das técnicas mais sólidas para alcançar um desenvolvimento contínuo e satisfatório é trabalhar com metas. Quando não estabelecemos metas claras, a evolução pode ser irregular ou simplesmente se perder pelo caminho.

Existem dois pontos essenciais na definição de metas:

Tenha metas factíveis: um objetivo excessivamente ambicioso soa como irreal e pode gerar uma desmotivação quase imediata. Pratique a moderação ao definir metas e procure ajustá-las ao longo do tempo.
Não deixe as metas ficarem pelo caminho: as famosas resoluções de ano novo, em muitos casos, não chegam ao mês de fevereiro. A maior dificuldade é a continuidade, por isso você deve buscar a motivação e acompanhar o progresso para não deixar a peteca cair!
4. Seja paciente e não se cobre demais durante seu desenvolvimento pessoal e profissional
Não cobre tanto de si! Muitas vezes o desenvolvimento pessoal e profissional acontece de maneira gradual
As pessoas têm uma tendência de serem mais exigentes consigo mesmas do que com os outros. Nos cobramos demais porque buscamos o melhor, mas nem sempre é possível atingir um resultado de excelência.

No desenvolvimento pessoal e profissional, ser paciente é essencial. Procure se cobrar para evoluir e não ficar parado em determinado estágio, mas tome cuidado para essa carga não passar do limite.

Manter-se flexível é como um antídoto diante de imprevistos. As coisas nem sempre vão andar como você gostaria, então a cobrança exagerada só vai gerar mais frustração. Uma dica nesse sentido é praticar exercícios de meditação e técnicas de respiração.

(Leia também: Síndrome de burnout coloca em risco a gestão de equipes)

5. Faça pausas para recarregar as baterias
Fazer pausas durante o seu desenvolvimento pessoal e profissional é importante para manter a saúde mental bem
Na correria do dia a dia e na busca pela superação das metas, podemos nos esquecer de fazer algumas pausas estratégicas. É muito importante recarregar as baterias de tempos em tempos para não termos uma sobrecarga mental. Cada pessoa tem a sua receita, mas não é recomendável passar muitos dias sem algumas horas de relaxamento.

Procure atividades que lhe tragam paz e permitam uma regeneração física e mental. Ler um romance, assistir a uma série, caminhar no parque, beber chás relaxantes…

Para nos desenvolvermos pessoal e profissional, é preciso, antes de tudo, desenvolvermos o nosso conhecimento, entendermos melhor o que nos motiva, para nos tornamos empreendedor e termos negocio próprio , o que de fato queremos e precisamos para nos sentirmos seres inteiramente realizados e com dinheiro e recolocado.

Meu canal ▶ https://www.youtube.com/channel/UCU_ko0OJoyaWv0HwVsE5fYA
Meu canal do facebook ▶https://www.facebook.com/oshoppingdoscursos
Meu site ▶ http://www.fazercurso.com/